Cidade


História

Antes de falar sobre a grande história dessa cidade, uma de suas grandes contribuições ao país foi pela referência ao futebol amador durante os anos 50-60-70. Com grandes craques como Renatinho(Ele), Durval Tiririca, Pupi o Príncipe, e outros nomes, o Tigre do Vale marcou grande época sendo o maior clube amador da várzea paulistana, alçando ainda voos mais altos desfilando seu futebol contra clubes profissionais da época. Um orgulho da cidade e que seja eternizado em sua história. Viva o Colina Atlético!

O nascimento de Colina deve-se à iniciativa do Coronel José Venâncio Dias, que era o proprietário de terras que deram origem ao município, denominadas Fazenda Colina. A Fazenda Colina era constituída de três partes: Baixada – atual centro da cidade, Baixadinha – que inclui parte do Bairro Cemitério e Cabaças onde está hoje localizado o Pólo Regional de Desenvolvimento dos Agronegócios da Alta Mogiana.

No dia 7 de fevereiro de 1917 foi criado o Distrito de Paz de Colina. O município fora criado pela Lei Estadual nº 2096, de 24 de dezembro de 1925, foi instalado no dia 21 de abril de 1926, data esta, considerada de emancipação político-administrativa.

A cidade compreende um território de 424 km² de área que faz divisa com os municípios de Barretos, Jaborandi, Terra Roxa, Bebedouro, Monte Azul Paulista e Severínia.

Além do Coronel José Venâncio Dias, são também fundadores: Luciano de Mello Nogueira e Antonio Junqueira Franco, porém a estes, deve-se acrescentar os nomes das demais fazendeiros do município – do Turvo, Onça, Consulta, Retirinho, Cava e etc., que prestigiaram com apoio e confiança, as decisões dos 3 primeiros.

Nos anos anteriores a 1926, a história de Colina foi uma verdadeira luta de desbravamento promovida pelas primeiras famílias que aqui chegaram no final do século XIX, por volta do ano de 1900.

A Companhia Paulista de Estradas de Ferro já havia estendido seus trilhos até Bebedouro e dependia de verba para aquisição do leito ferroviário até Barretos. Foi aí, que entrou em cena o Coronel José Venâncio Dias que foi até Campinas e em reunião com os diretores da Ferrovia, ofereceu, gratuitamente, a faixa de terras necessária ao empreendimento. Diante da oferta, um dos diretores perguntou: O que espera o Coronel ganhar com essa doação? José Venâncio respondeu: “Desejo ouvir o apito de um trem; anúncio sonoro do progresso para toda nossa região”. A terra foi doada e em 1905, José Venâncio Dias, sentado à varanda de sua fazenda, ouvia apitar o primeiro trem com destino à Barretos.

A cidade de Colina se expandiu graças à cultura do café, que aos poucos foi dando lugar à pecuária e lavouras diversas.

Hoje o grande atrativo é o cavalo, que a tornou conhecida em todo o Brasil como “Capital Nacional do Cavalo”, em virtude da criação de cavalos em propriedades particulares e no Pólo Regional de Desenvolvimento Tecnológico dos Agronegócios, destinados à Cavalaria 9 de Julho , no município e das equipes de Pólo reconhecidas internacionalmente e a prática do hipismo que levou à formação de vários cavaleiros olímpicos representando o Brasil em eventos internacionais e nacionais.

Geografia

Possui uma área de 422,303 km².

Demografia

Dados do Censo - 2010

População Total: 17.371

  • Urbana: 16.223
  • Rural: 1.148
    • Homens: 8.626
    • Mulheres: 8.745

Densidade demográfica (hab./km²): 39,31

Mortalidade infantil até 1 ano (por mil): 7,20

Expectativa de vida (anos): 76,71

Taxa de fecundidade (filhos por mulher): 2,42

Taxa de Alfabetização: 94,13%

Índice de Desenvolvimento Humano (IDH-M): 0,757

  • IDH-M Renda: 0,720
  • IDH-M Longevidade: 0,845
  • IDH-M Educação: 0,712

(Fonte: PNUD/2010)

Hidrografia

  • Ribeirão Turvo
  • Ribeirão das Palmeiras

Rodovias

Comunicações

A cidade foi atendida pela Companhia Telefônica Brasileira (CTB) até 1973[6], quando passou a ser atendida pela Telecomunicações de São Paulo (TELESP), que construiu a central telefônica utilizada até os dias atuais. Em 1998 esta empresa foi privatizada e vendida para a Telefônica[7], sendo que em 2012 a empresa adotou a marca Vivo[8] para suas operações de telefonia fixa.

Administração

Religião

Igreja Católica Flag of the Vatican City.svg

 
Diocese Paróquia [9]
Diocese de Barretos São José

A paróquia São José foi criada no ano de 1918.

 

 

 

Referência: Wikipedia

}

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!